O Instituto

Qualidade

Qualidade no tratamento tem impacto direto no resultado e na saúde dos pacientes. Porém, tanto na medicina quanto na cirurgia é muito difícil avaliar a qualidade dos serviços prestados. No entanto, um requisito primordial para a qualidade é a avaliação contínua do tratamento. Para oferecer qualidade, não basta ter profissionais formados nas melhores faculdades e nas melhores residências médicas ou ter infraestrutura e tecnologia de ponta. É fundamental também a contínua avaliação e comparação de resultados.

Desde seu início o Instituto Angelita e Joaquim Gama avalia e reavalia seus resultados. A Profª. Angelita Habr-Gama até hoje mantém na gaveta de sua mesa um caderno em que anota todas os casos cirúrgicos e os resultados, fonte de múltiplas publicações e de auto-avaliação e aprimoramento. Deste contínuo processo de reavaliação, nasceu o Protocolo de “Watch and Wait” para tratamento do Câncer de Reto, segundo o qual os pacientes que apresentem resposta completa à radio e quimioterapia não são imediatamente operados como anteriormente, mas são rigorosamente seguidos. Esse hábito de continuamente avaliar os resultados de forma sistematizada é o fundamento da produção científica do Instituto Angelita e Joaquim Gama, e do qual temos muito orgulho. O mesmo acontece com o tratamento do Câncer Gástrico e as demais doenças.

Hoje, no Instituto Angelita e Joaquim Gama, a avaliação de qualidade é contínua e engloba todos os aspectos do atendimento e intervenções cirúrgicas.

A qualidade não é um ato, é um hábito.
Aristóteles