O Instituto

História

Angelita e Joaquim GamaO Instituto Angelita e Joaquim Gama inciou suas atividades na sede atual em setembro de 1996. Sua história, porém, começa bem antes, em 1977, em outro endereço, onde eram realizadas consultas na área de Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia, pela Profª. Angelita Habr-Gama e Prof. Joaquim Gama, e contava apenas com três funcionárias.

Com a demanda crescente de pacientes que procuravam o Instituto, sentiu-se a necessidade de ampliar seu espaço físico e aumentar o número de especialistas. Criou-se assim o serviço de endoscopia digestiva, a fim de facilitar e agilizar os exames, bem como promover maior interação dos endoscopistas com os cirurgiões, gerando um intercâmbio produtivo.

No início das atividades nesta nova sede, o Instituto passou a contar com mais quatro especialistas em Cirurgia do Aparelho Digestivo, um Colonoscopista, um Endoscopista e uma Enfermeira especializada em Enfermagem Gastrointestinal e Estomaterapia. O quadro de pessoal passou para onze funcionários.

Em outubro de 2007 foi inaugurado o Serviço de Ultrassonografia Anorretal em 3D, exame extremamente especializado, cada vez mais utilizado na avaliação das doenças anorretais e do assoalho pélvico.

Atualmente o IAHG já atendeu mais de 71.500 pacientes.